Piora da função renal de Oscar Niemeyer preocupa médicos

Arquiteto está internado desde o início do mês no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não há previsão de alta

Luisa Girão |

Reuters
Oscar Niemeyer

A piora na função renal de Oscar Niemeyer, de 104 anos, ainda preocupa os médicos do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico divulgado, nesse domingo (18), o estado clínico do arquiteto requer cuidados e não há previsão de alta.

Niemeyer está lúcido e segue a fisioterapia respiratória, mas na sexta-feira (16), ele apresentou um quadro de hemorragia digestiva , que foi controlado pelos médicos, e no sábado (17), houve uma piora na função renal .

Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.

Niemeyer é o projetista de Brasília, do edifício Copan, no centro de São Paulo, e idealizador do prédio sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em dezembro, o arquiteto completa 105 anos de idade.

    Leia tudo sobre: Oscar Niemeyer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG