20° Mix Brasil terá filmes, música, teatro e literatura

Focado na diversidade sexual, festival começa no dia 8 em São Paulo e acaba em 1° de dezembro no Rio

iG São Paulo |

Em sua 20ª edição, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade traz para São Paulo e Rio de Janeiro uma seleção de filmes, peças teatrais e eventos relacionados ao universo LGBT. O evento será realizado entre os dias 08 a 18 de novembro em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro, onde acontece do dia 22 de novembro ao dia 1° de dezembro.

Divulgação
Imagem do longa "No Caminho das Dunas", de Bavo Defurne, que abre o 20° Mix Brasil

Na capital paulista, o evento terá programação especial no Centro Cultural São Paulo e no Museu da Diversidade (Metrô República), além das salas do Cinesesc Augusta, Espaço Itaú de Cinema salas (3 e 4), Cine Olido (com entrada a R$ 1) e sessões ao ar livre no Beco do Graffiti (Vila Madalena) e Largo do Arouche.

Segundo os diretores do Mix Brasil, João Federici e André Fischer, a seleção nacional este ano exibirá 51 curtas, 16 integrando a mostra competitiva. "Esse número representa o avanço na produção nacional de temática da diversidade sexual no Brasil, uma das mais férteis do gênero no mundo. Eles mapeiam os principais polos de produção do país no momento e formam um painel bastante diverso sobre como nos vemos e nos retratamos", dizem os diretores.

Divulgação
Imagem da peça "Inferno na Paisagem Belga", do grupo Os Satyros

Siga o iG Cultura no Twitter

O Panorama Internacional, dedicado à exibição de novas produções, apresenta 36 longas-metragens e documentários que estão circulando em festivais internacionais de cinema e no circuito LGBT. Os destaques são "Circunstância" de Maryam Keshavarz, "Tempestade na Estrada", de Thom Fitzgerald, e "Homem Adorável", de Teddy Soeriaatmadja.

Entre os eventos especiais do festival destacam-se a Balada Literária, organizada pelo pernambucano Marcelino Freire, e o 5° Dramática em Cena, braço cênico do Mix Brasil, ambos realizados no Centro Cultural São Paulo.

Diferentemente do ano anterior, o Show do Congo, que acontece no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, no dia 12 de novembro, vai contar com performances ao vivo além das exibições de vídeos independentes. As atrações serão submetidas ao júri popular e convidados comandos por Marisa Orth.

Leia também: Mais comportada, Parada Gay "encolhe" em São Paulo

Na abertura do festival, marcada para esta quinta (8), às 20h, no Cinesesc Augusta, será exibido o longa "No Caminho das Dunas", de Bavo Defurne. Já na sexta (9), às 21h, acontece a abertura no Centro Cultural São Paulo, com a estreia da peça "Inferno na Paisagem Belga", do grupo Os Satyros.

A programação completa do 20° Mix Brasil está disponível no site www.mixbrasil.org.br

    Leia tudo sobre: Mix BrasilLGBTdiversidadecinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG