Zaha Hadid: "A moda é muito mais rápida do que a arquitetura"

Trabalho da iraquiana é tema de exposição em uma galeria de Madri, na Espanha

EFE | - Atualizada às

EFE

Zaha Hadid é a arquiteta mais famosa do mundo e, além de edifícios sinuosos e futuristas, cria objetos únicos para o dia a dia, de mesas a sapatos: "A moda me interessa porque dá uma ideia do que está por vir, é muito mas rápida do que a arquitetura", explicou à EFE.

"É interessante ver como as pessoas pensam atualmente segundo sua forma de vestir", comenta a polêmica profissional, que assinou o Aquatics Centre dos Jogos Olímpicos de Londres e outros grandes edifícios de formas quase impensáveis, que atinge graças à avançada tecnologia que utiliza em seu escritório em Londres.

Siga o iG Cultura no Twitter

Getty Images
Zaha Hadid em frente a um de seus projetos, o Riverside Museum, em Glasgow

Iraquiana radicada no Reino Unido, Zaha Hadid (Bagdá, 1950) se tornou em 2004 a primeira mulher agraciada com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, título que não a impediu de ampliar seu leque de desenhos ao design de interiores e à moda, com criações como a bolsa Eolia, para a Louis Vuitton, e ousados sapatos para a brasileira Melissa.

Nesta semana, a arquiteta prestigiou a inauguração da exposição "Zaha Hadid. Beyond Boundaries, Art and Design" (Além dos Limites, Arte e Design), que fica em cartaz em Madri até 3 de novembro na galeria Ivorypress.

O espaço foi fundado por Elena Ochoa Foster, mulher de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, sir Norman Foster. Lá, entre algumas de suas obras artísticas e contemplando seu móvel mais famoso, a Liquid Glacial Table, lembrou seus anos de estudante em Londres, e o que significava a moda na época. "Todo mundo tentava se vestir para expressar sua identidade. A ideia da moda é interessante pelos costumes, pela vida nas ruas", analisa a mulher de personalidade forte, considerada uma "arquiteta estrela".

    Leia tudo sobre: zaha hadidarquitetura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG