Veja fotos de Paulo Autran, que faria 90 anos

Morto em 2007 em consequência de um enfisema pulmonar, ator é o Patrono do Teatro Brasileiro

iG São Paulo |

O ator Paulo Autran completaria 90 anos nesta sexta-feira (dia 7). Morto em 2007 em consequência de um enfisema pulmonar, Autran fez enorme sucesso nos palcos - foi declarado Patrono do Teatro Brasileiro em lei aprovada em 15 de julho de 2011.

Siga o iG Cultura no Twitter

Com o intuito de seguir carreira como diplomata, Paulo Autran formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1945. Porém, o desgosto com a profissão o levou a participar de peças teatrais amadoras, inicialmente encaradas por ele como um hobby.

O apoio da amiga e atriz Tônia Carrero foi essencial para sua estreia como profissional, que ocorreu em 1949 com a peça "Um Deus Dormiu Lá em Casa", no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

Apesar de algumas participações marcantes em filmes e telenovelas, como "Terra em Transe" (1967) e "Guerra dos Sexos" (1983), foi no teatro que Autran se realizou. Sua participação em mais de 80 produções garantiu a ele o apelido "O Senhor dos Palcos".

Leia também: Raul Cortez completaria 80 anos

A última passagem de Paulo Autran pelos palcos ocorreu em 2006, com a montagem de "O Avarento", de Molière, no Teatro Cultura Artística. O espetáculo foi suspenso por causa dos problemas de saúde do ator, causados por um câncer de pulmão.

Paulo Autran morreu aos 85 anos, em 12 de outubro de 2007, depois de sofrer um enfisema pulmonar.

    Leia tudo sobre: Paulo Autranteatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG