Paródias do "Cristo de Borja" tomam conta da internet

Restauro malsucedido de pintura do século 19 rende gozações ao redor do mundo

iG São Paulo | - Atualizada às

O restauro malsucedido de uma pintura de Jesus na Espanha virou febre na internet. A série de paródias do "Cristo de Borja", pintura do século 19 feita por Elías García Martínez,  inclui da "Santa Ceia" de Leonardo da Vinci ao Chewbacca da série cinematográfica "Star Wars".

Na última terça-feira (21), a imagem do "restauro" feito por Cecília Giménez, de 81 anos, tomaram conta do mundo. A idosa, ao ver que a pintura estava em mau estado de conservação, decidiu recuperá-la.

A princípio, ela havia dito que decidiu fazer o restauro por conta própria e sem autorização. Depois, afirmou que o padre da igreja em que a pintura está localizada, em Borja (norte da Espanha), havia dado o sinal verde para o seu trabalho.

A obra ganhou o apelido de "Ecce Mono". "Ecce Homo" é, tradicionalmente, o nome que se dá às pinturas de Jesus com a coroa de espinhos, antes da crucifixação. Na paródio, a palavra "Homo" (em latim, homem) foi substituída por "Mono" (em espanhol, macaco).

Na próxima segunda-feira (27), duas restauradoras - desta vez, profissionais - vão examinar a obra para saber se há salvação. Já Cecília Giménez está isolada em sua casa. Segundo familiares, ela teve um ataque de ansiedade ao saber da repercussão de seu trabalho.

Veja abaixo uma paródia em vídeo da restauração, intitulada "Ecce Homo Reloaded":

u

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG