Gerald Thomas volta ao Rio de Janeiro para discutir sua obra

Diretor teatral participa de seminário no Teatro Poeira até o dia 29 de agosto

Agência Estado |

Agência Estado

Divulgação
Gerald Thomas

Faz três anos que Gerald Thomas decretou em manifesto que sua vida no teatro havia terminado. "Eu determinei que os tempos de hoje não refletem teatro e vice-versa. Também não estou a fim de criar o iTheatro, assim como o iPhone ou o iPod", justificou. Não tinha mais o que argumentar, então se calou.

O silêncio acabaria já no ano seguinte, 2010. A retomada foi em palcos de Nova York, Londres, São Paulo, Curitiba. No Rio de Janeiro, sua primeira cidade, nada. Os últimos espetáculos foram em 2007.

O dramaturgo e diretor está de volta. Mas só entre esta segunda-feira (20) e o dia 29, no Teatro Poeira. Não encenando um de seus textos ou adaptações, e sim para o seminário "Gerald Thomas Fala e Ouve", dentro do projeto "Artista Visitante" que a casa de Marieta Severo e Andrea Beltrão mantém.

As inscrições valeram para o meio teatral e o público em geral. Ainda no Rio, ele discute com sua editora o projeto de um livro com seus desenhos.

Em texto publicado no site do teatro, ele lamenta: "É com enorme tristeza que tenho passado pelo Rio como um mero turistinha, passando de táxi pelos teatros em que me apresentei". Para depois se revelar: "Falo pelos cotovelos, escrevo pela boca e me estresso com tudo. Uma das coisas que mais me afligem hoje em dia nesse mundo teatral é o contato entre aqueles que 'fazem' o teatro acontecer".

Quer mudar isso, ainda que tenha que abandonar temporariamente o trabalho na nova empreitada, em Nova York: uma montagem de "The Ghost Sonata", peça de três atos de Strindberg, de 1907, transformada em ópera em parceria com o baixista John Paul Jones, ex-Led Zeppelin, e a holandesa Helen Cooper.

A estreia será em 2014 na English National Opera, em Londres, e depois no Festival de Salzburgo, na Áustria.

    Leia tudo sobre: Gerald ThomasTeatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG