Mostra em Brasília reúne desenhos de Burle Marx

Exposição traz 120 trabalhos criados pelo artista desde os seus 10 anos, em 1919, até a década de 1940

Agência Estado |

Agência Estado

Divulgação
Desenho de Burle Marx

O Museu Nacional dos Correios, em Brasília, apresenta a partir desta quinta-feira (16) a exposição "Roberto Burle Marx: A Figura Humana na Obra em Desenho", com 120 trabalhos criados pelo artista desde seus 10 anos, em 1919, até a década de 1940.

A mostra traz um conjunto de desenhos inéditos do pintor e paisagista, parte dele pertencente ao acervo do Sítio Roberto Burle Marx, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura.

Os desenhos sintetizam o período inicial de sua produção no campo das artes plásticas, marcado pelo ensino acadêmico. Feitas sobre papel em carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, as obras expostas se subdividem em dois amplos conjuntos.

No primeiro deles, há retratos, nus e esboços de figuras, nos quais se percebe a passagem de preocupações relacionadas ao domínio técnico. Já o segundo conjunto contempla diversas cenas cotidianas.

A exposição estará aberta ao público no período de 16 de agosto a 4 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; e nos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

No dia 4 de outubro, às 19h, ocorrerá, no museu (SCS, Quadra 4, Bloco A, Ed. Apolo), visita guiada à mostra e lançamento do catálogo da exposição, em cartaz até 4 de novembro.

    Leia tudo sobre: NACIONALVARIEDADE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG