Robert Pattinson é o chamariz do filme de época "Bel-Ami - O Sedutor"

Drama derrapa em tom travado e na falta de foco do protagonista em encontrar o tom certo para um personagem ambíguo

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Robert Pattinson, o galã da série "Crepúsculo", deve ser um dos principais chamarizes de público para o drama de época "Bel-Ami - O Sedutor", de Declan Donnellan e Nick Ormerod. Mas outras pontes podem ser feitas a partir do elenco. A primeira delas com a atriz Uma Thurman, que estrelou outro filme de temática semelhante, "Ligações Perigosas" (1988), de Stephen Frears.

Fora o gênero e a nacionalidade dos diretores, todos ingleses, esgotam-se aí as semelhanças entre as duas obras, separadas por mais de 20 anos e uma visível diferença de experiência. A pouca vivência cinematográfica de Donnellan e Ormerod, que só haviam trabalhado com TV e teatro, é possivelmente a maior razão para o tom um tanto travado do filme.

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"Bel-Ami" acompanha a irresistível ascensão social de um ex-soldado, Georges Duroy (Pattinson), na Paris de 1890. O personagem começa fazendo uso do jornalismo, mas só ganha pontos com sua passagem pelas camas de algumas das mais nobres damas da alta sociedade.

É verdade que sua entrada no círculo rico acontece pelas mãos de um homem, Charles Forestier (Philip Glenister). Georges esbarra neste que foi seu superior no Exército numa noite em que contava seus últimos centavos num cabaré.

Forestier paga-lhe champanhe e o introduz no mundo das notícias, embora fique muito claro que Go rapaz não tem qualquer experiência anterior.

Essa inexperiência é compensada pela providencial ajuda de Madeleine Forestier (Uma Thurman), a intelectualizada mulher de seu protetor. É ele quem inicia uma carreira de sucesso para Georges, que não percebe muito bem o jogo político por trás da imprensa, que derruba e coloca no poder um ministro atrás do outro.

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Sem questionar a agenda de seus mentores e inebriado pelas vantagens de sua nova posição de destaque, o ex-soldado envolve-se secretamente com uma mulher casada, Clotilde de Marelle (Christina Ricci), e desperta a admiração em várias outras - mesmo na recatada Virginie Rousset (Kristin Scott Thomas).

A sedução será seu maior trunfo, mesmo em momentos em que sua estrela parece que vai parar de brilhar.

Conduzindo a história de maneira um tanto literal, sem evidenciar as nuances de um mecanismo social cruel e sutil, o filme patina sem brilho. As atrizes, de modo geral, desempenham bem os seus papéis, melhor do que o protagonista, que parece não encontrar o tom certo de um personagem ambíguo, que demora muito a entender as regras do jogo em que foi lançado.

O filme estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador.

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