Obras-primas do Museu d’Orsay vêm pela primeira vez ao Brasil

A partir de agosto, CCBB reunirá quadros impressionistas de pintores como Monet, Van Gogh, Manet e Renoir em São Paulo e no Rio de Janeiro

Luisa Girão iG Rio de Janeiro |

Divulgação
"O Tocador de Pífaro" de Édouard Manet

Obras consagradas, arquitetura única e o charme francês. O Museu d’Orsay, em Paris, é um dos museus mais visitados do mundo e não é à toa. Localizado no Jardin des Tuileries, na margem esquerda do Rio Sena, o espaço abriga a mais importante coleção de obras impressionistas do mundo.

No entanto, a partir de agosto, os brasileiros não precisarão cruzar o Atlântico para apreciar obras de gênios como Monet, Van Gogh, Cézanne e Renoir que pertencem ao acervo do museu francês. Pela primeira vez, 85 obras do d’Orsay estarão no Brasil para a exposição “Impressionismo: Paris e Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França”. A mostra vai de 4 de agosto a 7 de outubro, no CCBB de São Paulo, e de 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB do Rio de Janeiro.

Organizada em seis módulos, a exposição tem como foco a cidade de Paris, mas também dedica um segmento aos artistas que partiram para o campo em busca de uma alternativa para a agitada vida moderna, como é o caso de Monet e Gauguin. “Trata-se do maior projeto da história do CCBB. É a nossa maior ação na área cultural e será um marco para o Brasil”, afirma Marcos Montoan, gerente do CCBB São Paulo.

Entre as principais obras está o “Tocador de Pífaros”, de Manet, pintura recusada no Salão Oficial de Paris em 1867 – o escritor francês Émile Zola ajudou a tornar a tela histórica escrevendo um ensaio sobre ela. Confira algumas obras da exposição:

SERVIÇO:

- São Paulo:
De 4 de agosto a 7 de outubro de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112, Centro)
Agosto - Terça a domingo - 9h às 22h
Setembro e Outubro: Terça a domingo, das 10h às 22h
Informações: (11) 3113-3651 / 3113 - 3652

- Rio de Janeiro:
De 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Terça-feira a domingo, de 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG