Peça brasileira é encenada no National Theatre de Londres

Pela primeira vez o texto de um dramaturgo brasileiro será exibido no tradicional teatro

Valor Online |

Valor Online

Divulgação
Divulgação de "O Ritual", de Samir Yazbek

Com estreia marcada para esta quinta (21), "O Ritual", de Samir Yazbek, será o primeiro texto de um dramaturgo brasileiro encenado no tradicional National Theatre, de Londres. 

Autor de "O Fingidor" e "Fogo Fátuo", Yazbek escreveu "O Ritual" a convite do National Theatre, depois de ser selecionado para representar o Brasil em The Connections Festival, que reúne outros nove autores de diferentes nacionalidades.

"O texto surgiu como uma ideia original para o National Theatre. De qualquer forma, foi uma extensão de assuntos e formas que eu pretendia trabalhar, a partir do universo dos jovens", conta o autor.

Na peça, um grupo de adolescentes se organiza para vivenciar relacionamentos nos quais a regra é a falta de apego ou afeição. "O ritual é uma estratégia para fugir do sofrimento causado pela instabilidade das relações contemporâneas, mas o envolvimento dos jovens com ele vai precipitando os acontecimentos em outra direção, que tampouco traz conforto e segurança", diz o Yazbek.

Pessimista? O dramaturgo diz que não. "Concordo com Tchékhov que dizia que a função do artista é levantar questões, e não dar respostas. Por mais que as questões sejam duras, só o fato de trabalharmos revela que acreditamos na transformação."

Seguindo uma sugestão do diretor do Connections Festival, Anthony Banks, Yazbek fez uma leitura de "O Ritual" com atores da Companhia de Teatro Vizinho Legal, em São Paulo. "Eles me deram a confiança de que o texto tocava em pontos importantes da juventude".

Leia também: Festival reúne peças teatrais nacionais e do exterior

"Procurei escrever uma peça com personagens jovens, mas que falasse ao universo adulto da mesma forma. Afinal, é na adolescência que se consolidam os valores que servirão de referência para a vida inteira."

Já a questão da nacionalidade, diz, não constituiu uma preocupação na elaboração do trabalho. "Sempre encarei as personagens como seres que se multiplicam nas metrópoles de todo o mundo, de São Paulo a Londres."

Um workshop com atores e diretores ingleses foi realizado no fim do ano passado e, a partir de março deste ano, a peça foi encenada por cinco grupos - o escolhido para se apresentar no National Theatre foi o Rotherham College. 

No Brasil, "O Ritual" estreia em novembro, com atores da Escola Superior de Artes Célia Helena e do Teatro Escola Célia Helena e direção do próprio Yazbek.

    Leia tudo sobre: Samir YazbekNational Theatreteatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG