Filha de Oscar Niemeyer é enterrada no Rio

Arquiteto não compareceu ao enterro devido ao mau tempo. A galerista Anna Maria Niemeyer morreu devido a um enfisema pulmonar

Priscila Bessa, iG Rio de Janeiro |

O corpo da galerista Anna Maria Niemeyer, filha de Oscar Niemeyer, foi enterrado no início da tarde desta quinta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. Cerca de 100 pessoas acompanharam a cerimônia. De acordo com familiares, Niemeyer não compareceu pois recentemente teve pneumonia e o tempo na cidade está chuvoso.

Segundo o administrador Carlos Oscar Niemeyer, filho de Anna, o avô esteve pela última vez com sua mãe no último domingo (3), durante uma visita ao Hospital Samaritano, onde ela estava internada.

"O pai receber a notícia da morte de um filho é uma coisa difícil. Imagina para um pai de 104 anos", comentou Carlos, sobre como o avô reagiu à notícia de sua filha única. 

A presidenta Dilma Rousseff, assim como o governador do Rio, Sérgio Cabral e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, enviou flores.

Vítima de enfisema pulmonar

Anna Maria Niemeyer morreu nesta quarta-feira (6) vítima de enfisema pulmonar . Anna Maria tinha 82 anos e estava internada no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde o dia 1º de junho.

De acordo com Kadu Niemeyer, um dos quatro filhos de Anna Maria, sua mãe lutava havia muitos anos contra um câncer que teve início no pulmão e depois se espalhou pelo corpo (metástase).

Entre os projetos que Anna Maria assinou, estão as ambientações de interiores dos Palácios da Alvorada e do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília; do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo; e de alguns ambientes do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Em 1977 inaugurou no Leblon, bairro do Rio de Janeiro, a galeria de arte que leva seu nome, atualmente localizada no Shopping da Gávea. No local, a galerista coordenou mais de 300 exposições, além de palestras, mesas-redondas e lançamentos de livros.

    Leia tudo sobre: enterroNiemeyeranna maria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG