Anna Maria Niemeyer morre vítima de enfisema pulmonar

Galerista tinha 82 anos e era filha do arquiteto Oscar Niemeyer

iG São Paulo | - Atualizada às

Ag%C3%AAncia%20O%20Globo
Anna Maria Niemeyer em foto de 2007

A galerista Anna Maria Niemeyer, filha do arquiteto Oscar Niemeyer, morreu nesta quarta-feira (6) vítima de enfisema pulmonar. Anna Maria tinha 82 anos e estava internada no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde o dia 1º de junho.

De acordo com Kadu Niemeyer, um dos quatro filhos de Anna Maria, sua mãe lutava havia muitos anos contra um câncer que teve início no pulmão e depois se espalhou pelo corpo (metástase).

“É uma perda muito grande para a família. Não sabemos como o meu avô vai reagir, mas acho que ele irá ao enterro”, disse Kadu, por telefone, à repórter do iG Beatriz Merched.

O sepultamento de Anna Maria está marcado para esta quinta-feira (7), às 13h, no cemitério São João Batista. A galeria de arte da qual era dona, no bairro da Gávea, ficará fechada por dez dias.

Entre os projetos que Anna Maria assinou, estão as ambientações de interiores dos Palácios da Alvorada e do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília; do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo; e de alguns ambientes do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Em 1977 inaugurou no Leblon, bairro do Rio de Janeiro, a galeria de arte que leva seu nome, atualmente localizada no Shopping da Gávea. No local, a galerista coordenou mais de 300 exposições, além de palestras, mesas-redondas e lançamentos de livros.

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG