Música clássica e dança atraem público na Virada Cultural

Palco no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, reunia multidão atenta na noite de sábado

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

ig
Morena Nascimento e Benjamin Taubkin: simbiose
Quem disse que dança e música erudita não são populares? A julgar pela plateia que assistia na Virada Cultural à performance do pianista Benjamin Taubkin e da dançarina Morena Nascimento, no Vale do Anhangabaú, as duas artes são um chamariz de público.

Verdade que o Centro de São Paulo, pouco depois das 23h deste sábado (05), registrava um pico de frequentadores – nos arredores do Theatro Municipal, no Viaduto do Chá, no Bulevar São João, tudo havia se transformado num formigueiro humano.

Leia também: Arnaldo Baptista abre programação do Theatro Municipal na Virada

Mesmo assim, a poucos metros de onde estava o piano de Taubkin, Luciana Alves e Diogo Poças homenageavam Elis Regina executando na íntegra o disco "Elis e Tom" (1974). "Águas de Março" ressoava nas caixas, mas o público permanecia inabalável vendo a performance de Morena Nascimento.

Futura Press
Público acompanha atento palco de música erudita na Virada Cultural
Trajando um vestido escarlate de veludo, a dançarina que já integrou a companhia de Pina Bausch usava o palco como um todo. Dividiu a banqueta de Taubkin enquanto ele se dedicava às teclas, bailou pelo tablado, se meteu debaixo do piano. A coreografia era tudo, menos óbvia.

Numerosa, a plateia acompanhava a simbose entre som e movimento atenta. As duas centenas de cadeiras em frente ao palco estavam tomadas, mas os curiosos se dividiam ao lado, mais ao fundo, onde havia um telão e outras caixas de som (ao contrário do palco de humoristas ), e também deitados no gramado do Vale do Anhangabaú.

Se continuar assim, a aposta de reservar para a música clássica um espaço nobre vai se provar acertada. A programação para o restante da Virada promete: há ainda, entre outras, as apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Orquestra Experimental de Repertório e do Piano Quartet, quarteto de musicistas da Holanda.

    Leia tudo sobre: virada cultural

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG