iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Morre Jorge Adoum, ícone da literatura do Equador

03/07/2009 - 21:46 - Reuters

Logo Reuters

QUITO (Reuters) - Jorge Enrique Adoum, o escritor que descreveu o seu país, o Equador, "como um país irreal limitado por si mesmo, cortado por uma linha imaginária", morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, depois que problemas de saúde o mantinham internado em uma clínica privada. Autor de vários romances e ganhador de prêmios latino-americanos, Adoum foi durante dois anos secretário privado do Nobel de literatura Pablo Neruda, no Chile, onde se formou em Direito e Filosofia.

Neruda afirmou certa vez que em Adoum o Equador tinha o melhor poeta da América Latina, segundo o site www.jorgeenriqueadoum.cce.org.ec

O seu romance "Entre Marx y una mujer desnuda" (Entre Marx e uma mulher nua), de 1976, deu a ele no México o Prêmio Xavier Villaurrutia.

(Por Alexandra Valencia)




US Multimídia


Publicidade


Enquete


 

Contador de notícias