05/09 - 13:01 - Reuters

VENEZA, por Mike Collett-White e Silvia Aloisi – Uma animação japonesa desenhada à mão, a história de um choque entre índios e fazendeiros no Brasil e um filme sobre o passado sangrento da Etiópia estão entre os favoritos para conquistar o prêmio máximo do festival de Veneza, no sábado.
A atriz de Hollywood Anne Hathaway também impressionou a crítica com um papel sombrio que difere de seus trabalhos anteriores: o de uma dependente de drogas em "Rachel Getting Married", que se destacou entre os 21 filmes da mostra competitiva do festival, vista como de modo geral como fraca este ano.
O respeitado animador japonês Hayao Miyazaki encantou o público com sua versão própria de "A Pequena Sereia", "Ponyo on the Cliff by the Sea", que já é enorme sucesso de bilheteria no Japão.
"Pela primeira vez, o público e os críticos concordam quanto ao fato de o filme de Miyazaki ser uma obra-prima da animação", escreveu a veterana crítica Natalia Aspesi no jornal italiano La Repubblica.
Se Miyazaki levar o Leão de Ouro de melhor filme no fim de semana, será o quarto ano consecutivo em que o prêmio máximo do festival fica com um diretor asiático.
O trabalho etíope "Teza" também é visto como candidato ao Leão de Ouro, e, se o recebesse, seria a primeira vez em que um filme africano venceria em Veneza, o festival de cinema mais antigo do mundo. A história contundente de Haile Gerima sobre um intelectual que foge da violência em sua Etiópia nativa e na Alemanha seria um vencedor de modo geral bem recebido.
A imprensa italiana está torcendo por uma vitória de seu país pela primeira vez em dez anos com "Birdwatchers", sobre índios guarani-kaiowás no Brasil que não têm outra perspectiva de vida senão trabalhar para fazendeiros, em condições de escravidão, e posar para fotos com turistas.
Para Lee Marshall, da revista Screen International, o filme "seria uma boa indicação para o Leão de Ouro por sua mensagem de esquerda, porque é bem filmado e porque inova na medida em que as comunidades tribais são as protagonistas, e não apenas um pano de fundo."
Além de Anne Hathaway, outra atriz que causou boa impressão no festival foi a premiada com o Oscar Charlize Theron, vista em "The Burning Plain", uma história intensa de amor e traição, além de ser a estréia na direção do aclamado roteirista mexicano Guillermo Arriaga.
Os irmãos Coen abriram o festival este ano com "Queime Depois de Ler", que não participou da competição mas garantiu a presença no tapete vermelho dos astros de Hollywood Brad Pitt e George Clooney.
Leia mais sobre: Festival de Veneza

Publicidade
Atuação de Mickey Rourke rouba cena no encerramento do Festival de Veneza
Filme francês vence prêmio da Semana da Crítica no Festival de Veneza
Único filme argentino presente no Festival de Veneza retrata infância