25/02 - 02:09, atualizada às 23:57 25/02 - Redação com agências internacionais
"Onde os Fracos Não Têm vez" conquistou o Oscar de melhor filme e melhor direção para os irmãos Joel e Ethan Coen. O drama violento recebeu quatro prêmios, na noite de domingo, na 80ª cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
| Reuters/Mike Blake |
![]() |
| Irmãos Joel e Ethan Coen levam quatro estatuetas |
Os integrantes da Academia também premiaram filmes, atrizes e atores de vários países. O britânico Daniel Day-Lewis recebeu o Oscar por seu papel de explorador de petróleo do início do século 20 no longa "Sangue Negro". O espanhol Javir Bardem, que fez o assassino de "Onde os Fracos Não Têm Vez", ganhou o Oscar de ator coadjuvante.
Entre as mulheres, uma francesa e outra britânica. Marion Cotillard venceu o prêmio de melhor atriz por sua interpretação da famosa cantora francesa Edith Piaf, em "Piaf: Um Hino ao Amor", enquanto Tilda Swinton ficou com o Oscar de coadjuvante por "Conduta de Risco".
Cotillard é a primeira francesa a ganhar um Oscar nesta categoria desde 1960. "Estou sem palavras agora", disse Cotillard ao subir ao palco para receber a estatueta. "Obrigada vida, obrigada amor. É verdade que há anjos nesta cidade."
| Reuters |
![]() |
| Atores Javir Bardem e Marion Cotillard |
O quarto Oscar de "Onde os Fracos Não Têm Vez" também foi para os irmãos Coen, por melhor roteiro adaptado. A dupla baseou seu filme no livro de mesmo nome de Cormac McCarthy.
Piadas políticas
Após meses de dúvidas sobre se a festa do Oscar iria ou não acontecer, as portas do Kodak Theatre, em Hollywood, abriram-se no domingo para a entrega dos prêmios liderada pelo apresentador Jon Stewart e suas piadas sobre os indicados.
O primeiro prêmio importante da noite foi para o filme de animação "Ratatoiulle", sobre um rato que vira cozinheiro em um restaurante de Paris.
"Elizabeth: A Era de Ouro" venceu o prêmio de melhor figurino, e "Piaf" ganhou o de melhor maquiagem. O Oscar de filme estrangeiro foi para o austríaco "The Counterfeiters", e o de melhor documentário para "Taxi to the Dark Side".
Stewart fez piadas sobre o tom pessimista de filmes como "Conduta de Risco", sobre um homem que faz o trabalho sujo de uma empresa de advogados, e "Desejo e Reparação", história sobre traições familiares.
"Este povo precisa de um abraço?", brincou o anfitrião. "A única coisa que posso fazer é dar graças a Deus pela gravidez adolescente", acrescentou, fazendo referência a "Juno".
| |||
A cerimônia do Oscar quase foi cancelada devido a uma greve de três meses dos roteiristas de cinema e televisão, encerrada há cerca de 10 dias.
O produtor do Oscar, Gil Cates, lutou pela realização da cerimônia e contratou Stewart para conduzir o show. Ele é um conhecido humorista político dos Estados Unidos, que está em meio a uma campanha para as eleições presidenciais.
Stewart não decepcionou, fazendo piadas tanto dos republicanos como dos democratas.
(*com informações das agências EFE, Reuters e BBC)
Comemoração:
Filme sobre afegão morto em prisão vence o Oscar de documentário
Antes da festa:
Outras premiações:
Leia mais sobre: Oscar
Publicidade