21/11 - 12:41 - Agência Ansa
LONDRES, 21 NOV (ANSA) - O pianista austríaco Alfred Brendel, considerado por muitos como um dos mais importantes da Europa, anunciou que vai se aposentar.
Brendel, de 77 anos, fará seu último concerto no dia 18 de dezembro de 2008 em Viena, para dar fim a uma carreira musical de mais de 60 anos.
O pianista, especialista no repertório austro-alemão, principalmente Beethoven, Haydn, Schubert e Mozart, fará seu último concerto público acompanhado da Orquestra Filarmônica de Viena sob a direção de Charles Mackerras no Musikverein.
O programa inclui o concerto para piano número 9 em E flat K.271, conhecido como o Jeunehomme.
Andrew Clements, crítico de música clássica do jornal britânico The Guardian, qualificou Brendel "como o expoente mais importante da tradição musical do centro da Europa, o melhor pianista dessa tradição de nossos tempos".
Brendel, que escreveu poemas e ensaios, planeja se concentrar em sua carreira literária.
Alfred Brendel nasceu em Wiesenberg, no norte da Moldávia, em 1931, mas reside em Londres desde a década de 1970.
Ele iniciou seus estudos de piano aos seis anos em Zagreb, onde o pai era dono de um cinema.
Entre 1958 e 1964, Brendel se tornou o primeiro músico a gravar a obra completa para piano de Beethoven.
Além disso, tocou pela primeira vez as sonatas incompletas de Beethoven, a última vez na década de 1980. (ANSA)
Publicidade
Paul McCartney e Sting são indicados ao Classical Brit Awards