18/10 - 17:46 - Agência Ansa
MILÃO, 18 OUT (ANSA) - Complentando 100 anos de idade e após ter sobrevivido às fogueiras do feminismo e à moda dos collants sem perder a classe de ícone da sedução feminina, o célebre sutiã será festejado nesta quinta-feira na Itália, na loja La Rinascente de Milão, com uma grande exposição com os modelos mais valiosos e intrigantes.
Organizada pela Lycra e pela revista Vogue Itália, a mostra apresentará ao público modelos de grifes como La Perla, Cacharel, Triumph, Malizia e Wolford.
Era 1907 quando o primeiro modelo, idealizado por Paul Poiret, apareceu na revista "Vogue", que o apresentou como uma revolução para as mulheres de todo o mundo, mesmo que na época fosse apenas um tecido muito rígido, suportado por dois cintos e faixas de tecido que, mais do que sustentar, sobrecarregavam os seios.
Apenas nos anos 30 chegaram os primeiros modelos elegantes, mas foi a invenção da Lycra, em 1959, que revolucionou o acessório feminino por excelência, dando-lhe conforto e caimento.
O acessório inventado para libertar as mulheres da escravidão do corsete, por paradoxo, nos anos do feminismo foi visto como uma ameaça à liberdade das mulheres.
No início dos anos 90, graças a Madonna, que mitificou o uso do corsete, o "soutien-gorge" (palavra que vem do francês "sustentador de seio") voltou ao auge com volumes nos seios, em um modelo desenhado por Jean Paul Gautier para o seu tour mundial Blonde Ambition.
Poucos anos depois, uma esplêndida e jovem Eva Herzigova lançou o "sutiã das maravilhas", ou apenas wonderbra, em uma campanha mundial audaciosa, na qual dizia "Olha me nos olhos, eu disse nos olhos". Depois disso, o wonderbra entrou definitivamente nas gavetas de roupas íntimas femininas, e nos sonhos eróticos dos homens, graças ao sistema "push-up", capaz de aumentar em um número ou dois o tamanho dos seios.
Segundo uma pesquisa britânica realizada pela Lycra, 25% das mulheres não conhece ainda o tamanho exato do seu sutiã, enquanto 50% dos homens ignora totalmente o número da sua esposa.
Entre os modelos mais procurados atualmente, a pesquisa destaca o "flex bra", com ajustes nas costas reguláveis para cada ocasião, e o sutiã termo-regulado, capaz de esquentar ou resfriar conforme a temperatura. No entanto, as mulheres mais tecnológicas aguardam com ansiedade o lançamento do "I-bra", com leitor de MP3 incorporado.
Mas, para comemorar estes primeiras 100 anos de aniversário, a top model Karolina Kurkova vestirá um modelo revestido de diamantes no valor de mais de 5 milhões de euros, consistindo em um verdadeiro "sutiã-jóia". (ANSA)
Publicidade
Exposição interativa marca início das comemorações de 120 anos da Hospedaria dos Imigrantes do Brás