19/03 - 08:26 - Reuters

LONDRES (Reuters) - Um colecionador norte-americano que comprou em 1962 um retrato de Marilyn Monroe feito por Andy Warhol por 250 dólares está oferecendo o quadro a venda em maio e pode vendê-lo por mais de 15 milhões de dólares, disse na segunda-feira a casa de leilões Christie's. 'Lemon Marilyn' foi um dos 13 retratos que o artista obcecado por celebridades fez de Monroe depois de ela ter se suicidado em agosto de 1962. 'Orange Marilyn', outra pintura da série, foi vendida por 16,3 milhões em 2006.
A Christie's não revelou a identidade do colecionador, que comprou o quadro na Eleanor Ward's Stable Gallery em Nova York, onde Warhol fez sua primeira exibição individual, que incluía oito quadros da série.
O trabalho estará a disposição pública na Christie's em Londres de segunda a quarta-feira, e será vendido em leilão no dia 16 de maio em Nova York.
Publicidade
Mais de cem obras de Warhol são falsificações, segundo museu sueco
Obra de Andy Warhol é a mais cara do mundo, depois de Picasso