Tudo está ainda sob negociação, afirma representante da UE

Ultimo dia da COP-16 segue com indefinições. Connie Hedegaard diz que pontos cruciais ainda precisam ser discutidos

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Cancún |

De acordo com Connie Hedegaard, negociadora de mudanças climáticas da União Europeia, não são apenas detalhes que estão faltando em determinados temas da negociação, e sim pontos cruciais que  precisam ser ainda discutidos para a criação do chamado “pacote balanceado” de decisões em Cancún.

Acompanhe a cobertura completa da COP-16

Esta sexta-feira é o último dia da Conferência do Clima. Estava previsto para as 8h da manhã (12h, horário de Brasília) uma plenária onde seriam apresentados texto básico de acordo, para posterior análise. Mas esta plenária já foi adiada por três vezes, e agora foi marcada para o período da tarde.

“Hoje é um dia crucial não só para o processo e para o clima, viemos aqui para atingir um pacote balanceado e, como todos sabemos, isto inclui temas difíceis como mitigação e transparência”, disse.

Connie afirmou que quanto mais as negociações avançarem em Cancún, “mais suave será o caminho em Durban”, se referindo a um possível acordo apenas na próxima Conferência do Clima que acontecerá na cidade sul-africana de Durban, em 2011.

    Leia tudo sobre: aquecimento globalcopcancun

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG