Prefeitos assinam acordo de redução voluntária de emissões

Os compromissos de cada cidade e seus resultados serão publicados na internet para que possam ser verificados publicamente

AFP |

Mais de 135 cidades do mundo, incluindo Paris, Buenos Aires e Los Angeles, assinaram neste domingo (21) no México um compromisso voluntário de redução de emissões. Os prefeitos das cidades pretendem que o ato sirva de exemplo para o encontro mundial da ONU sobre o clima, que ocorre no fim de novembro, em Cancún.

Entre as grandes cidades que assinaram o acordo, denominado "Pacto da Cidade do México", estão Paris, Buenos Aires, Bogotá, Los Angeles, Johannesburgo e a própria Cidade do México, que tem mais de 20 milhões de habitantes.

Os prefeitos e autoridades locais se comprometeram "a reduzir as emissões de gases de efeito estufa voluntariamente", disse Gabriel Sánchez, presidente da ONG mexicana Fundacion Pensar, ao ler o acordo.

De acordo com o compromisso assinado em uma cerimônia pública, o valor de cada meta de redução ainda será concretizado nos próximos oito meses. Os compromissos de cada cidade e seus resultados posteriores deverão ser publicados em um registro on-line para que possam ser verificados publicamente.

Os prefeitos enviarão este acordo aos governos que irão participar da cúpula da ONU sobre mudança climática em Cancun, no dia 29 de novembro.

    Leia tudo sobre: cop-16mudança climáticaaquecimento globalcancún

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG