Christiana Figueres admite dificuldade em negociações

Secretária executiva da cúpula confirmou que Canadá e Rússia também se recusam a prorrogar o Protocolo de Kyoto

Maria Fernanda Ziegler, enviada especial a Cancún |

A secretária geral da Conferência do Clima da ONU, Christiana Figueres, afirmou hoje na Conferência do Clima, em Cancún, não acreditar que as negociações levem à segunda fase do Protocolo de Kyoto. “Não creio que será possível encontrar um segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto. Cancún tão trará esta definição’, disse Figueres.

Veja a cobertura completa da Conferência Climática da ONU

A um dia da apresentação do rascunho do acordo de Cancún, os ânimos parecem ficar cada vez mais acirrados. Países do bloco Alba, formado por Venezuela, Bolívia e Nicarágua, acusaram que “um punhado de países” está impedindo a continuidade do protocolo . Figueres confirmou que Rússia e Canadá também recusaram a criação da segunda fase do Protocolo de Kyoto, juntando-se ao Japão que na terça-feira fez o mesmo anúncio.

O Protocolo de Kyoto, acertado em 1997, prevê reduções de emissões de gases do efeito estufa de 5,2%, em relação aos níveis de 1990. Ele deixará de valer a partir de 2012 e ate agora não há outro substituto.

Amanhã, sexto dia da conferência, será apresentado do rascunho das decisões tomadas até agora. A conferência do clima entra a partir da semana que vem em outra fase de discussões, quando elas deixam o nível técnico e partem para sobre os acordos finais

    Leia tudo sobre: aquecimento globalcopcancun

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG