BANGCOC - Delegados de 190 países iniciaram nesta segunda-feira, em Bangcoc, a penúltima reunião preparatória da http://ultimosegundo.ig.com.br/conferenciaclimatica/ target=_topConferência sobre Mudança Climática da ONU de Copenhague para buscar um consenso sobre as emissões de CO2 e conseguir, antes de 2012, um acordo sobre um protocolo para substituir o de Kioto.

As nações industrializadas defendem o corte em 2020 entre 11% e 15% das emissões em relação aos níveis de 1990, insuficiente para evitar os desastres naturais provocados pelo aquecimento global, segundo os especialistas.

As Nações Unidas, que propõem um corte de entre 20% e 40%, advertiu que as negociações estão acontecendo a um ritmo lento demais.

Os países em vias de desenvolvimento exigem dinheiro e tecnologia para reduzir os gases do efeito estufa aos ricos, a quem responsabilizam pela maior parte da poluição atmosférica.

A reunião de Bangcoc, que durará duas semanas, apresentará as bases para a conferência de Barcelona, prevista para novembro.

Leia mais sobre acordo climático

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.