manifestações dentro e fora do centro de conferências." / manifestações dentro e fora do centro de conferências." /

Por segurança, chefes de Estado podem não comparecer ao Bella Center, diz Yvo de Boer

COPENHAGUE - Por questões de segurança, líderes de Estado e governo podem optar por não comparecer ao Bella Center para o segmento de alto nível da conferência climática da ONU, afirmou o Secretário-Executivo da Convenção do Clima, Yvo de Boer. Hoje, ativistas realizaram http://ultimosegundo.ig.com.br/conferenciaclimatica/2009/12/16/sobem+para+230+os+detidos+por+tentar+bloquear+cupula+em+copenhague+9235491.html target=_topmanifestações dentro e fora do centro de conferências.

Carolina Ribeiro Pietoso, de Copenhague |


"A decisão final será de sua comitiva de segurança particular", disse De Boer. "Nós nos orgulhamos de ser uma conferência que abre as portas para a sociedade civil. Que outro evento deste porte pode dizer que atraiu o interesse de 45 mil pessoas?"

No entanto, o secretário se disse preocupado com alguns incidentes dentro do Bella Center nesta quarta-feira. "Passeatas 'instantâneas', invasão de salas de negociações e outras ações dentro do Bella Center me fazem questionar se nossa decisão foi sábia e testam minha coragem de voltar a seguir esse caminho."

Yvo de Boer também comentou a saída de Connie Hedegaard da presidência da COP15. "Ela continuará a ajudar e isso não influenciará as negociações."

Protestos e prisões

A polícia dinamarquesa deteve nesta quarta-feira 260 pessoas que realizavam um ato de protesto para tentar entrar no centro de congressos Bella Center e tentar parar as sessões na cúpula da ONU sobre mudança climática (COP15).

Milhares de policiais cercaram o Bella Center, onde a cúpula acontece até o dia 18, para impedir o acesso dos ativistas, em uma ação que convocou mais de 2,5 mil manifestantes, um número menor que os de 5 mil a 10 mil que a plataforma Climate Justice Action esperava.


Presos aguardam para serem levados para centro de detenção em Copenhague / AFP

Dezenas de delegados de ONGs credenciados saíram do centro de convenções para mostrar seu apoio aos manifestantes, mas a tentativa dos dois grupos de se unir para convocar uma assembleia popular paralela dentro da cúpula foi frustrada pela presença policial.

Leia mais sobre Conferência de Copenhague

    Leia tudo sobre: conferência climática

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG