Polícia detém 200 em incidentes em Copenhague

COPENHAGUE - Mais de 200 pessoas foram detidas na madrugada desta terça-feira pela polícia dinamarquesa no distrito de Christiania, em Copenhague, em distúrbios relacionados à Conferência Climática de Copenhague (COP15).

EFE |

Os incidentes começaram ontem à noite quando, durante uma festa organizada por grupos de ativistas em Christiania, após um debate do qual participaram, entre outros, a escritora canadense Naomi Klein, foram acendidas fogueiras e montadas barricadas, o que levou aos agentes a intervir, segundo a polícia.


Policiais conversam e definem melhor estratégia de segurança / AP

As pessoas foram presas de forma preventiva e transferidas para "prisão climática", o centro de detenção habilitado pelas autoridades dinamarquesas durante a cúpula, e quase todos foram libertados nas últimas horas.

Pelo menos 12 dos detidos ficarão à disposição da Justiça, acusados de agressão à polícia, vandalismo e perturbação da ordem pública.

O grupo Climate Justice Action, organizador do debate, denunciou ataques policiais com "gás lacrimogêneo, cachorros, bombas e detenções indiscriminadas" em uma ação com o objetivo de "intimidar" os ativistas e "silenciar as críticas à cúpula".

Um porta-voz policial garantiu que só tinha utilizado gás nas ruas adjacentes e não no interior de Christiania.

A polícia encontrou em uma casa em Christiania - que fica em antigas instalações militares ocupadas há quase 40 anos, que funcionam como um distrito com "autogestão" - coquetéis molotov, gasolina e outros combustíveis.

As detenções preventivas durante os protestos contra a cúpula, que já somam mais de 1.300, foram fortemente criticadas por coletivos de ativistas e organizações como a Anistia Internacional.

Grupos dinamarqueses de apoio legal fizeram até agora aproximadamente duzentas queixas contra a polícia, informou hoje o diário "Urban".

Leia mais sobre Conferência de Copenhague

    Leia tudo sobre: conferência climática

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG