tamanho da delegação brasileira." / tamanho da delegação brasileira." /

Participantes da COP15 reclamam do tamanho da delegação brasileira

COPENHAGUE - Diante da confusão dos últimos dias no Bella Center, onde acontece a Conferência Climática da ONU, em Copenhague, a organização do evento decidiu restringir o acesso e revogar o credenciamento de milhares de pessoas, principalmente representantes de ONGs e entidades civis. Neste clima de exasperação, muitos conferencistas reclamam do http://ultimosegundo.ig.com.br/conferenciaclimatica/2009/12/09/brasil+tem+a+maior+delegacao+em+copenhague+9228891.html target=_toptamanho da delegação brasileira.

Carolina Ribeiro Pietoso, de Copenhague |

"A delegação brasileira é composta de muitas ONGs e entidades civis que, por isso, continuam a ter acesso ao Bella Center", diz um jornalista espanhol. "São quase 800 pessoas que não serão prejudicas como as demais e tomaram espaço de outras".

Na fila para entrar no centro de conferências, comentários parecidos marcam a imagem da delegação brasileira. Muitas pessoas reclamam do fato de não haver um limite para o tamanho das delegações. Um argentino chegou a dizer que "o jeitinho brasileiro está tomando conta da COP15 e do mundo".

Cerca de 45 mil pessoas pediram credenciamento para a conferência, mas o centro tem capacidade para abrigar apenas 15 mil. Outro fato decisivo é a necessidade de um nível maior de segurança a partir de hoje, com a presença de ministros e chefes de Estado e governo.

Na quinta-feira, apenas mil observadores terão acesso ao Bella Center e, na sexta-feira, o número cai para cerca de 100.

Leia mais sobre Conferência de Copenhague

    Leia tudo sobre: conferência climática

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG