não solucionará a ameaça climática - Conferência Climática - iG" /

Para a União Europeia, acordo não solucionará a ameaça climática

Copenhague - A União Europeia expressou hoje sua decepção com o acordo firmado na Cúpula da Mudança Climática, em Copenhague, e assegurou que o texto não solucionará a ameaça climática.

EFE |

  • Embaixador brasileiro diz que acordo é "decepcionante" 
  • Veja o especial sobre a cúpula de Copenhague
  • Participe da luta pelo acordo climático
  • O presidente rotativo da UE, o sueco Fredrik Reinfeldt, sustentou que este documento "não é perfeito", mas acrescentou que o texto, batizado como Acordo de Copenhague, "é um acordo entre os principais atores" reunidos na capital dinamarquesa.

    Reinfeldt disse que a UE trabalha há dois anos para conseguir um acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas não viu os mesmos esforços por parte de outros parceiros. "Foi duro", sentenciou.

    Por sua parte, o presidente da Comissão Europeia (CE), o português José Durão Barroso, expressou sua "decepção" e "preocupação" por não ter sido alcançado um compromisso vinculativo.

    O texto está "abaixo das ambições europeias", mas "é melhor que não ter nenhum acordo. Agora precisamos levar este processo a uma nova fase e aprender as lições desta experiência", disse.

    Barroso manifestou que a UE decidiu aceitar o texto para evitar uma ruptura do processo, em solidariedade aos países mais vulneráveis, a que oferece ajuda para enfrentar os efeitos da mudança climática.

    O primeiro-ministro sueco reiterou que a União Europeia vai manter seu compromisso de diminuir em 20% suas emissões para 2020, porque esses objetivos são vinculativos para todos os países da União.

    Leia também:


    Leia mais sobre acordo climático



    Leia mais no site da BBC

      Leia tudo sobre: euameio ambienteunião européia

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG