vigoroso - Conferência Climática - iG" /

Obama e Lula discutem acordo climático vigoroso

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram ontem sobre os esforços para que os países cheguem a um acordo climático vigoroso na 15ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-15) em Copenhague. O presidente Obama ressaltou ao presidente Lula a importância de os dois países continuarem a trabalhar proximamente para ajudar a se alcançar um acordo vigoroso, que faça progresso real para forjar a ação global para enfrentar a ameaça da mudança climática, afirmou a Casa Branca.

Agência Estado |

Os dois líderes falaram por telefone.

"(Obama) notou o papel-chave que o Brasil está tendo e explicou tanto os passos que ele tomou nos EUA como seu comprometimento com um acordo em Copenhague com as reduções de emissões (de gases causadores do efeito estufa), o financiamento e um regime de cumprimento (do acordo) transparente e internacionalmente verificável", informou a Casa Branca. O presidente dos EUA "enfatizou a necessidade de uma base forte que inclua ação de todos os países". Há expectativa de que Obama viaje ainda nesta semana à capital da Dinamarca para tentar fechar um acordo ambiental.
Obama também conversou por telefone com o primeiro-ministro de Granada, Tillman Thomas, cujo país comanda a Aliança de Pequenos Estados Insulares, que faz lobby em Copenhague por limites rígidos para que o aumento das temperaturas na Terra seja evitado. Os dois também discutiram as condições para um acordo eficaz da redução de emissões de gases poluentes e a importância de mecanismos financeiros para redução de emissões. As informações são da Dow Jones.

    Leia tudo sobre: copenhague

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG