Lula embarca para Copenhague em busca de acordo sobre o clima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta terça-feira para Copenhague, na Dinamarca, onde participará da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). Até a próxima sexta-feira, negociadores de 192 países terão a difícil missão de chegar a um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Kyoto depois de 2012.

iG São Paulo |

Lula fará um discurso na Conferência na quinta-feira . O pronunciamento será feito durante o segmento de alto nível da COP15 e está marcado para acontecer entre 15h e 18h, de acordo com uma agenda preliminar divulgada pela organização do encontro na noite da última quinta-feira.

Chefiada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a delegação brasileira na cúpula é formada por 700 pessoas, entre ministros, parlamentares, empresários, ecologistas, cientistas e personalidades da cultura, que, em sua maioria, já se encontram na capital dinamarquesa. É a maior delegação enviada entre todos os países .

O Brasil chegou ao evento, iniciado na semana passada, com o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 39,8% até 2020.

 Clique aqui para ver o infográfico

O país lidera o ranking de combate à mudança climática divulgado na segunda-feira pela organização não governamental (ONG) Germanwatch e pela rede Climate Action Network. Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido, um país emergente ocupa a liderança, superando nações desenvolvidas como a Suécia, a Alemanha e a Noruega.

(*com informações da Agência Brasil)

Leia mais sobre aquecimento global

    Leia tudo sobre: copenhague

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG