Jornalistas reclamam da falta de contato com presidente Lula no Bella Center

COPENHAGUE - Após dircursar no segmento de alto nível da Conferência Climática da ONU, em Copenhague, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva concede entrevista coletiva juntamente com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no hotel onde está hospedado, no centro de Copenhague. No Bella Center, onde acontece a COP15, jornalistas reclamam da falta de contato com o presidente brasileiro.

Carolina Ribeiro Pietoso, de Copenhague |

"Já basta que a delegação do Brasil marca coletiva todos os dias e simplesmente não aparece - e não avisa ninguém", disse a jornalista Luz Maria, do Peru.

Como ela, muitos jornalistas consideram a postura brasileira uma falta de respeito com os profissionais da imprensa internacional que cobrem o evento.

"Eu espero que o presidente Lula tenha a dignidade de falar com a imprensa aqui amanhã. Não é apenas a imprensa brasileira que o segue que quer informações. Nós todos estamos aqui para cobrir as decisões que ele, mais do que muitos líderes aqui, está influenciando", disse um jornalista da revista Scientific America, que pediu que seu nome não fosse mencionado.


Lula discursa nesta quinta-feira em Copenhague / AFP

Agenda do Lula

Após o discurso desta tarde no Bella Center, Lula se reúne por cerca de meia hora com o presidente francês, Nicolas Sarzoky, com quem esteve recentemente em Manaus em uma reunião com chefes de Estado dos países amazônicos - Sarkozy representou a Guiana Francesa.

Depois, o brasileiro também deve se reunir rapidamente com Meles Zenawi, o premiê da Etiópia, um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas. No começo da noite, o presidente será recebido no castelo Christiansborg para um jantar oferecido pela Rainha da Dinamarca, Margarete II.

A reunião de Copenhague é a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP15. A Organização das Nações Unidas (ONU) começou a discutir as mudanças climáticas em 1972, em grande evento em Estocolmo, Suécia. Os encontros se tornaram anuais em 1995, com a COP1, ocorrida em Berlim. A COP16 ocorrerá em dezembro de 2010, na Cidade do México.

Leia também:

Leia mais sobre Conferência de Copenhague

    Leia tudo sobre: conferência climática

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG