decepcionante - Conferência Climática - iG" /

Embaixador brasileiro diz que acordo na COP15 é decepcionante

COPENHAGUE - O embaixador brasileiro Sérgio Serra, um dos negociadores da delegação brasileira na Conferência de Copenhague, disse que o acordo alcançado entre Estados Unidos, Brasil, China, Índia e África do Sul é decepcionante.

Carolina Ribeiro Pietoso, de Copenhague |


"Não é um fracasso, mas é decepcionante", afirmou, criticando o fato de "não terem sido colocados números definitivos sobre a mesa". "Mas pelo menos é um acordo que nos permitirá salvar algo e seguir negociando, no ano que vem, os números que não puderam ser fechados", afirmou.

Segundo Serra, o acordo foi fechado durante uma reunião entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e os líderes de China, Índia, África do Sul e Brasil. A discussão ficou centrada nos mecanismos de supervisão para as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, aos quais a China se opunha.

O embaixador elogiou o papel do Brasil e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "mediador" entre Washington e Pequim em um tema que qualificou de "principal discórdia entre os dois países".

O acordo foi alcançado depois de uma alteração em dois conceitos do texto: os mecanismos de "exame e avaliação" foram alterados para mecanismos de "consulta e análise" das metas de redução de emissões poluentes de cada país.

Serra comentou a proposta está sendo traduzida em uma "declaração política", que será votada em uma sessão plenária da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15).

A reunião de Copenhague é a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-15. A Organização das Nações Unidas (ONU) começou a discutir as mudanças climáticas em 1972, num grande evento em Estocolmo, Suécia. Os encontros se tornaram anuais em 1995, com a COP1, ocorrida em Berlim. A COP-16 ocorrerá em dezembro de 2010, na Cidade do México.

Com EFE

Leia mais sobre acordo climático

    Leia tudo sobre: acordo climáticocopenhague

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG