Dezenas são detidos por tentar bloquear cúpula em Copenhague

COPENHAGUE - A polícia dinamarquesa deteve hoje dezenas de ativistas que marchavam para o centro de congressos Bella Center com o objetivo de participar de uma ação para tentar parar as sessões na cúpula da ONU sobre mudança climática (COP15).

EFE |

Um tumulto que começou perto da estação de Orestad, a um quilômetro do Bella Center, entre agentes e três centenas de ativistas acabou com a detenção de dezenas de pessoas, segundo a agência dinamarquesa "Ritzau", mas a polícia não confirmou números.


Policiais observam manifestantes perto do Bella Center, em Copenhague / Reuters

Milhares de pessoas marchavam divididas em grupo para o centro de congressos em uma ação convocada pelo grupo Climate Justice Action para tentar entrar no local, paralisar a cúpula e promover no lugar uma assembleia popular.

Um forte esquema policial foi mobilizado do lado de fora do centro de conferências, enquanto agentes faziam controles aleatórios na estação central de trem, em ônibus por toda a cidade e nas proximidades do local, em busca de suspeitos.

Dentro do palácio de congressos, pessoal de segurança das Nações Unidas cercava um grupo de membros de ONGs sentados na entrada do recinto, diante da possibilidade de que quisessem realizar alguma ação relacionada aos protestos.

A Climate Justice Action acusou a polícia de tentar impedir a realização da manifestação com detenções e apreensões de objetos.

A ação da ONG, anunciada há semanas, é de caráter não violento, mas os ativistas comunicaram que não se deixarão frear por obstáculos físicos, como alambrados.

O alemão Tadzio Müller, porta-voz da Climate Justice Action, foi detido ontem por três policiais à paisana quando saía do Bella Center, após dar uma entrevista coletiva anunciando a mobilização de hoje.

Müller será colocado hoje à disposição judicial, sob a acusação de incitar a agressão de funcionários públicos e alteração grave da ordem pública.

Leia mais sobre Conferência de Copenhague

    Leia tudo sobre: conferência climática

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG