unidos contra mudança climática - Conferência Climática - iG" /

Ban diz que países ainda não estão unidos contra mudança climática

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reconheceu nesta segunda-feira que os países ainda não estão unidos na ação contra a mudança climática, mas considerou o resultado da cúpula sobre o tema em Copenhague (COP15) um grande progresso.

EFE |

"Houve um propósito comum e vontade política para abordar o tema, mas os países ainda não estão unidos na ação", disse Ban durante uma entrevista coletiva em seu retorno da reunião na capital dinamarquesa.

Ban afirmou também que durante 2010 os 192 países-membros da ONU terão que trabalhar muito para fazer com que o acordo parcial alcançado na Dinamarca seja mais amplo e para que se torne um tratado internacional legalmente vinculativo.

O principal responsável da ONU acrescentou que queria "ajudar para que a vontade política dos líderes se transforme em ação".

A COP15 terminou no sábado com um acordo político de mínimos entre Estados Unidos, China, Índia, Brasil, África do Sul e outros países, do qual a União Europeia (UE) disse ter se sentido excluída e que contou com a oposição aberta e dura crítica de países como Venezuela, Nicarágua, Cuba e Bolívia.

Ban disse ter conversado com o presidente do México, Felipe Calderón, pois o país receberá uma reunião de alto nível sobre o tema no ano que vem. "Trabalharemos juntos para conseguir que a reunião do México seja bem-sucedida", disse Ban.

    Leia tudo sobre: aquecimento globalclimanações unidas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG