significativo e sem precedentes foi alcançado em Copenhague, diz Obama - Conferência Climática - iG" /

Acordo significativo e sem precedentes foi alcançado em Copenhague, diz Obama

COPENHAGUE - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que os líderes mundiais chegaram a um acordo significativo e sem precedentes em Copenhague. O presidente americano disse, porém, que será muito difícil e que vai levar algum tempo até que se chegue a um acordo climático legalmente vinculante.

Carolina Ribeiro Pietoso, de Copenhague |

AP
Obama se reúne com líderes de países em desenvolvimento

Obama se reúne com líderes de países em desenvolvimento

Poucos detalhes sobre o acordo aforam divulgados, mas uma fonte americana afirmou que nenhum país ficou "inteiramente satisfeito", pois o documento é um "histórico passo adiante", mas não é suficiente para combater a mudança climática.

No acordo está previsto um mecanismo para supervisionar e verificar os cortes de emissões nos países em desenvolvimento, mas as metas fixadas são menos ambiciosas do que esperavam os EUA e os países europeus.

O texto também mantém o objetivo de limitar o aumento da temperatura do planeta a dois graus, como buscavam europeus e americanos. Além disso, inclui um acordo sobre o financiamento que os países mais ricos apresentarão às nações em desenvolvimento para sua adaptação ao uso de tecnologias limpas.

O acordo foi alcançado depois de uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes de Brasil, China, Índia e África do Sul.

Em entrevista coletiva, o embaixador brasileiro Sérgio Serra afirmou que o acordo é "decepcionante". "A maior decepção é que não houve metas dos países desenvolvidos para o período definido arté 2020", explicou. "Não é um fracasso, mas é decepcionante".

Serra contou que Barack Obama compareceu inesperadamente à reunião do grupo BASIC (composto por Brasil, África do Sul, Índia e China) e, ao entrar na sala, disse ao presidente brasileiro: "Deixe-me sentar ao se lado".

A reunião de Copenhague é a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-15. A Organização das Nações Unidas (ONU) começou a discutir as mudanças climáticas em 1972, num grande evento em Estocolmo, Suécia. Os encontros se tornaram anuais em 1995, com a COP1, ocorrida em Berlim. A COP-16 ocorrerá em dezembro de 2010, na Cidade do México.

Com AFP

Leia também:


Leia mais sobre acordo climático

    Leia tudo sobre: acordo climático

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG