Entenda qual é a Competência 4 que resulta em perguntas de Linguagem e Suas Tecnologias

Na quarta competência de Linguagens, o Enem cobra que o aluno tenha passado, em seu Ensino Médio, por uma educação artística satisfatória. Muito além de fazer bandeirinhas, de utilizar-se do desenho geométrico ou de fazer recortes e pesquisas na escola, o exame espera que esta fase de estudo tenha contribuído para a humanização e sensibilização do aluno frente ao mundo e à sua realidade cotidiana. É a competência 4 "Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade."

Entenda

O Enem espera que o aluno compreenda que a produção artística está relacionada com a organização da sociedade. O momento histórico, a experiência de relação entre grupos étnicos e o contexto social e econômico influenciam na forma com que o artista expressa suas idéias e emoções. A produção cultural não é um fenômeno que anda separado da vida em sociedade, pelo contrário, ele reforça os laços de identidade dos grupos e os integra ao mundo, gerando significados para esses grupos e para os demais que entram em contato com a produção artística.

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Outras competências de Linguagens

As competências exigidas em Matemática

As competências exigidas em Ciências Humanas

Também os padrões de beleza, no decorrer do tempo e em diferentes espaços, são discutidos. É fundamental que o aluno tenha sensibilidade para valorizar a diversidade cultural e compreender que a arte é capaz de facilitar as interrelações entre diferentes grupos étnicos e sociais.

Outras duas competências cobradas pelo ENEM, a relacionada ao corpo humano e a relacionada à literatura (competências 3 e 5) também fazem referências à questão da arte, de sua significação, de suas relações com o contexto histórico e social de cada povo e da existência da arte como necessidade de expressão, e forma de comunicação, de parte considerável da sociedade.

Neste sentido, as questões relacionadas à arte vão aparecer em mais de 20% das questões da prova de Linguagens. Pouca coisa será a simples cobrança de conteúdo. A tendência é que, nestas questões, seja valorizada a sensibilidade e a capacidade de interpretação do aluno, e que os textos-base tragam informações em geral desconhecidas da maioria dos examinados. Quando aparecer conteúdo, não será necessariamente o aprendido nas aulas de educação artística. A arte de que trata esta competência está normalmente relacionada a vários dos conteúdos, de diferentes matérias, que o Enem considera importante que o aluno aprenda durante sua passagem pelo Ensino Médio.

As habilidades

Propondo esta competência, o Enem quer saber se você é capaz de:

• Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais;

• Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos;

• Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências

1. “Guernica” é um quadro do pintor Pablo Picasso em que ele apresenta uma situação ocorrida durante a Guerra Civil Espanhola. Procure entender o que foi o Cubismo e qual a posição de Picasso em relação àquela guerra.

2. Em 1922, o Brasil teve um dos seus mais importantes movimentos culturais. Pesquise qual foi esse movimento, quais foram suas principais motivações, seus principais representantes e suas principais obras.

3. Entre o século XVII e o início do século XIX, desenvolveu-se no Brasil o estilo artísticoconhecido como Barroco. A igreja católica utilizou o estilo para propagar suas imagens e idéias. Tente compreender quais foram as estratégias da igreja para tal questão.

4. Liste os principais representantes e obras da pintura, da escultura, da arquitetura, da música, da literatura e do teatro no Brasil. Indique quais as influências sociais que cada uma deles teve.

Proposta para professores

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Reprodução
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Separe alguns dos trechos mais representativos do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e fotos, textos e músicas mais representativas do livro e áudio “Terra”, de Sebastião Salgado, José Saramago e Chico Buarque. Também selecione trechos que se relacionem com os temas dos materiais propostos no livro “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Mello Neto. Divida a sala em grupos e proponha um debate sobre quais os fatos sociais, políticos e econômicos motivaram essas produções artísticas.

Agora veja como o tema aparece nas questões do Enem. 

Na questão ao lado, por exemplo, a resposta era "Queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida e não ler o livro, como sua filha pensava". Para Mafalda, o dicionário não passa de um livro extenso que seu pai nunca consegue ler. Provavelmente, ela não entenda a função primordial de um dicionário, que é registrar e buscar os significados do maior número de palavras e expressões de um idioma e que, por isso, é consultado diversas vezes. Na tirinha, podemos admitir que o autor se utiliza da inocência de Mafalda para provocar reflexão no leitor quanto ao papel da literatura.


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