Depois da Copa da Russia é um alento voltar a falar de Pelé, indo além dos gols que a gente
cansa de ver da Copa de 70. Antes de Pelé, o Brasil era um país futebolístico mais ou menos como está hoje, com o complexo de vira-latas voltando, e a partir dele, uma porção de sub-complexos, do tipo “eles são grandões”, “têm mais cultura geral”, “os técnicos são bons estrategistas, mudam o time e a tática quando necessário, enquanto nós ficamos esperando o que vai acontecer, sem alterações”. 

Leia também: Os 7x1 vão nos dar o hexa

Putin, Pelé e Maradona
Divulgação
Putin, Pelé e Maradona

Em matéria de ponta-pés, Pelé nunca se queixou de ninguém, apenas marcava o jogador, para devolver a agressão, discretamente. É bom lembrar o que Pelé fez, para ver que ele foi o jogador que abriu caminho para o Brasil entrar no time dos grandes. 

Pelé jogou no momento certo, quando era possível manter no Brasil , durante toda a sua carreira, alguém com aquela categoria. Época em que todo mundo voltava para o Brasil após a Copa.

Leia também: Acabou o primeiro tempo, por Roberto Muylaert

Agora o pessoal vai descendo aos poucos, Madrid, Barcelona, Frankfurt, Paris…Se fosse hoje, ele teria ido para o exterior aos 17 anos, onde aos poucos poderia perder aquela leveza dos jogadores do Santos, que ganharam tudo que passou pela frente, até jogo contra o Boca Juniors na Bombonera. 

Por falar em zagueiro alto, vale a pena transcrever o depoimento de dois jogadores da Itália, derrotada pelo Brasil por 4x1, em 1970 : Fachetti, zagueiro, descreveu assim o primeiro gol, de Pelé: “Subimos juntos para cabecear, eu e Pelé. A lei da gravidade obrigou-me a descer ao solo. Perplexo, olhei para o alto. Ele permanecia, tal qual helicóptero, tentando a cabeçada. Conseguiu.”

Albertosi, goleiro, viu assim o quarto gol do Brasil contra sua meta: “Fixei meu olhar em Pelé. A bola estava em seus pés. Ele não virou a cabeça. Não olhou para trás. Ninguém gritou pedindo a bola. Jogou um pouco atrás. Adivinhou que Carlos Alberto estava chegando. Só os duendes podem explicar o que houve.” 

Leia também:  Melhor jogar de pé do que deitado, por Roberto Muylaert

A batida imagem do rei na Copa de 1970 mostra-o majestático, com a serenidade dos que sabem que sabem, condescendente com os súditos, a quem dá passes com frieza de geômetria.

Mas quem assistiu aos filmes do Santos jogando na França, logo após a Copa de 58, viu o que nunca mais se repetiria: as tabelinhas-relâmpago de Pelé com Coutinho, que às vezes a gente aplaudia como rei, até dar com o número nove às costas, na virada da comemoração do gol.
Com Pelé na seleção não havia mau tempo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!