Os leilões da Agência Nacional de Petróleo para exploração em campos de pré sal no próximo dia 27 terão a participação de 16 grandes petroleiras mundiais, e a negociação da volta das maiores ao mercado brasileiro após a maré brava que o País supera.

As britânicas BP e Shell, as americanas ExxonMobil e Chevron, a espanhola Repsol, a chinesa CNOOC, a Statoil da Noruega e a Total da França estão entre elas. A Petrobras deve adquirir, com sócias, o direito de prospecção em pelo menos três campos do pré-sal.

A expectativa do Governo federal é a de que os leilões do pré-sal vão contribuir para a recuperação econômica do Rio de Janeiro, um dos maiores produtores. Estima-se R$ 25 bilhões injetados no caixa do Rio nos próximos 10 anos – em negócios e arrecadação de royalties – e a geração de 3,5 milhões de empregos nos Estados produtores, Rio, Espírito Santo e São Paulo.

A exemplo do último leilão, a ExxonMobil deve entrar forte nesta etapa. Ela concorre com outras 13 multinacionais – as brasileiras são Petrobras e Ouro Preto. A Petronas da Malásia faz sua estreia em leilão no Brasil.

Segundo a ANP, serão oferecidas nas duas rodadas do leilão do pré-sal oito áreas na Bacia de Campos, no Rio e Espírito Santo, e em Santos.

Confira a lista das petroleiras credenciadas:

Total – França

Statoil – Noruega

Qatar Pretoleum – Qatar

Petronas – Malásia

Petrogal – Portugal

Ecopetrol – Colômbia

CNPC – China

CNOOC – China

Repsol-Sinopec – Espanha/China

Repsol – Espanha

Exxon – EUA

Chevron – EUA

Shell – Reino Unido/Holanda

BP – Reino Unido

Ouro Preto – Brasil

Petrobras – Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!