O aeroporto de Curitiba ficou fechado nesta sexta-feira devido a nevoeiro, mas poderia operar se houvesse afinidade entre pilotos e torre de controle – e um modelo mais avançado do ILS – Instrument Landing System. A torre do Afonso Pena na capital paranaense conta com a segunda geração do ILS, que auxilia pousos com segurança, por instrumentos, mesmo em mau tempo.

Ou o sistema está falho ou os pilotos e controladores não têm treinamento adequado.

Vez ou outra os aeroportos do Rio de Janeiro também fecham por mau tempo, mas, acredite, nem os aeroportos do Galeão nem Santos Dumont possuem o ILS para auxílio.

No Rio, pouso com nevoeiro só com ajuda de Deus. E como não há, a malha aérea toda é afetada quando os aeroportos fecham.

Detalhe: A maioria dos países latinos andinos operam com avançados ILS e com eles não há mau tempo.

Ao contrário do publicado, o Aeroporto do Galeão (Rio) tem sim os sistemas ILS e ALS para auxílio a pilotos para pousos e decolagens sob neblina, garante a concessionária. E por isso vira a solução para vários aviões impedidos de pousar em outras cidades por mau tempo.


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