Expert no assunto, ela atende famosos como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Cris Vianna, Thiaguinho
Divulgação
Expert no assunto, ela atende famosos como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Cris Vianna, Thiaguinho

Estrias na pele negra

É comum ouvir falar que a pele negra é mais susceptível a apresentar estrias. No entanto, essa afirmação é mito. As estrias são decorrentes do processo de estiramento da pele devido a fatores diversos, causando rompimento das fibras de elastina e colágeno. Onde as fibras se rompem, a produção de melanina é interrompida e a área ficará com uma cor diferenciada das demais. Na pele negra, o processo é exatamente o mesmo, mas as marcas ficam mais visíveis, devido à grande diferença de tonalidade das áreas afetadas. Algumas estrias podem ficar mais claras e outras mais escuras que a pele sadia. Daí a impressão de que a pele negra é mais propensa a ter estrias: na realidade, elas só ficam mais evidentes! Geralmente surgem em mulheres ou homens jovens. Pode ocorrer na puberdade, gestação, pacientes em alteração freqüente do peso (efeito sanfona), pessoas em aumento da massa muscular (homens e mulheres frequentadoras de academia), pessoas em tratamento com corticoides por tempo mais prolongado. Ocorrem devido à ruptura das fibras elásticas na camada média da pele, a derme. Podem ser:
- Vermelhas: são as recém-formadas, ainda em processo inflamatório; respondem bem ao tratamento tópico.
- Brancas: as mais antigas e respondem aos Lasers Fracionados.
Tratamento: baseia-se na estimulação da produção de colágeno para melhorar a aparência das estrias.

Leia também: "Negro" ou "Preto"? Qual o termo mais adequado?

Dra. Katleen Conceição fez cursos em Harvard/EUA e Europa
Divulgação
Dra. Katleen Conceição fez cursos em Harvard/EUA e Europa



Melasma...

...é uma desordem comum da pigmentação caracterizado por hipercromia relativamente simétrica, que varia do castanho-claro ao castanho escuro em áreas faciais expostas ao sol. Hidroquinona, o agente mais efetivo no tratamento do melasma, é conhecido por irritar a pele, e são requeridas alternativas novas de tratamento do melasma.

A Dermatologista número 1 quando se trata de pele negra com a atriz Erika Januza
Reprodução
A Dermatologista número 1 quando se trata de pele negra com a atriz Erika Januza



Novidades no tratamento

O Àcido Tranexâmico inibe o crescimento de tirosina e a actividade da melanina, o que permite começar a eliminar pigmentos da pele. É um produto de cuidados de pele para efeitos de despigmentação, como também o ingrediente eficaz para eliminar descoloração causada pelo acne e pelo sol. Durante o ciclo de vida do acne, a sua pele está sob constante inflamação, o que activa o crescimento de melanina. Testes mostram que o Ácido Tranexâmico pode reduzir a melanina causada por inflamação em 32% e uniformizar o tom de pele. O medicamento é usado na prevenção de problemas de sangramento. É também altamente eficaz na neutralização do crescimento da melanina, removendo manchas de pigmentação, e clareando a complexão da pele, sendo capaz de combater inflamação crônica.

Referência. Ela é sempre destaque. Nesta foto, brilha com a apresentadora Fátima Bernardes
Reprodução
Referência. Ela é sempre destaque. Nesta foto, brilha com a apresentadora Fátima Bernardes


Dicas para pele no inverno

1) Qual a diferença de tomar banhos quentes ou frios?
O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave. O ideal seria reduzir o tempo da ducha, que serve apenas para lavar o corpo e não desestressar.

2) O ressecamento pode causar manchas na pele?
O ressecamento na pele negra, principalmente do corpo dá um aspecto mais acinzentado e desidratado e às vezes uma pele mais escura. Logo o ideal sempre é hidratar a pele.

3) Qual o fator de proteção que deve ser usado no inverno?
Mínimo Fps 30

Você viu?

4) Qual o tipo ideal de sabonete para não ressecar a pele?
O sabonete líquido com ação hidratante. Os sabonetes líquidos são compostos por agentes tensoativos sintéticos, os detergentes, e geralmente ficam na faixa de pH mais próximo da neutralidade, podendo variar do pH mais ácido, 5,5 - 6,0 até o ligeiramente alcalino, por volta de 7,5 - 8,0. Teoricamente seriam preferíveis para a higiene do corpo, mas não é tão simples assim taxar essa escolha.

5) Que cuidados são recomendados para quem quer ter uma pele com aspecto jovem e bem cuidada no inverno?
O ideal é sempre utilizar filtro solar, que se adeque a sua pele, sendo utilizado mesmo em ambientes fechados e dias nublados. Bases com filtro são ideais para as mulheres negras.

Leia também: A "luta" continua: negros que estão vencendo o preconceito

A dermatologista é a preferida das estrelas, como a atriz Cris Vianna
Reprodução
A dermatologista é a preferida das estrelas, como a atriz Cris Vianna


Xô, acne!

A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil. Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença. Apesar da acne na mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios. Quando confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele. Medicações de uso local e peelings superficiais e até lasers também são importantes no combate à acne.

Leia também: Cabeleireiro das estrelas: conheça Wilson Eliodorio

Foliculite...

Inflamação de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer lugar da pele. Inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba, por exemplo, ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos, os folículos danificados são infectados com a bactéria staphylococcus (estafilococo).

Elimine olheiras

Muito comum na pele negra, para eliminar as olheiras – no caso daquelas com sulcos profundos –, vem sendo empregada a técnica de preenchimento com ácido hialurônico. Essa substância, que é encontrada naturalmente na pele e auxilia na hidratação e na indução da formação de colágeno, melhora o aspecto de sombra e ajuda a dar firmeza nesta área tão delicada do rosto. "O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina, que colabora para a manutenção das fibras de colágeno que dão sustentação. É uma substância produzida pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo hidratação, vitalidade e tonicidade", explica a Dra. Katleen Conceição. Quando a pele é jovem, lisa e elástica, possui uma grande quantidade de ácido hialurônico que vai reduzindo conforme a pele vai envelhecendo, levando a uma perda de hidratação e a elasticidade da pele. Esse fator contribui para a redução de volume facial, o aparecimento de olheiras, rugas e marcas de expressão. "O preenchimento do volume da área dos olhos com ácido hialurônico traz resultados naturais desde que seja usado com moderação. Os efeitos duram em média de 6 a 8 meses e tornam-se ainda melhores trinta a quarenta dias após a realização do procedimento, quando a pele adquire mais viço e há um efeito lifting decorrente do poder de atração de água e da hidratação causada pelo produto no local".

Leia também: Racismo Virtual. Como "deletar" os infratores

Filtro solar, Sempre

O protetor solar é um grande aliado da saúde, isso porque previne a pele da radiação ultravioleta do sol, precavendo problemas como queimaduras solares, envelhecimento precoce, manchas (melasma) e até mesmo o câncer de pele. A maioria das pessoas acredita que o Fator de Proteção Solar (FPS) atesta a intensidade que o filtro protege a pele do sol. Entretanto, ele é uma medida de laboratório que indica o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar sem queimar a pele.

Leia também: Meu turbante é minha coroa!

DISQUE 100. DENUNCIE!

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria dos Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!