28/02 - 08:47 - AFP
Ingerir complementos de vitaminas A, E e de beta-caroteno poderia aumentar os riscos de morte, segundo uma análise dos resultados de vários estudos publicados nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (JAMA).
Segundo esta análise, a ingestão de complementos de vitaminas A, E ou de beta-caroteno está ligada a um aumento de 5% nos riscos de mortalidade num grupo de cerca de 181.000 pessoas.
O consumo de vitamina E, beta-caroteno e vitamina A foi associado a um aumento do risco de mortalidade de, respectivamente, 4%, 7% e 16%, enquanto não houve nenhum aumento deste perigo com a vitamina C ou o selênio, indicaram os pesquisadores.
"Nossa análise sistemática mostra que as vitaminas A, E e beta-caroteno, ingeridas separadamente ou combinadas com outros antioxidantes, aumentam de maneira significativa os riscos de mortalidade", sublinham os autores do estudo publicado na JAMA e datado de 28 de fevereiro.
Utilizando bancos de dados eletrônicos e dossiês médicos individuais, o doutor Goran Bjelakovic, do Centro de Pesquisa Clínica do hospital universitário de Copenhague, na Dinamarca, e seus colegas analisaram os resultados dos testes clínicos realizados com 232.606 participantes.
Esses pesquisadores selecionaram 47 testes clínicos realizados com 180.938 pessoas, que apresentavam chances muito pequenas de terem sido falseados pela metodologia.
js/fg-mvv
Publicidade
Vitamina D pode reduzir risco de câncer em mulheres, diz estudo
