Vídeo: Robô 'guepardo' quebra recorde de velocidade

Máquina atingiu 29 km/h em uma esteira de laboratório

BBC Brasil |

selo

Um robô sem cabeça conhecido como "guepardo" quebrou um novo recorde de velocidade para robôs com "pernas", de acordo com os seus criadores.

Os donos do novo robô são cientistas da Agência de Pesquisa Avançada e Projetos da Defesa americana (Darpa, na sigla em inglês), que é responsável também, entre outras coisas, pela invenção da internet.

A Darpa diz que a máquina de quatro patas atingiu a velocidade de 29 km/h em uma esteira de laboratório. A maior velocidade para um robô deste tipo até então era de 21 km/h.

Administrada pelo Pentágono, a Darpa financiou a máquina, que foi construída pela empresa Boston Dynamics. Segundo a agência, o projeto é parte do esforço para criar robôs que possam ajudar soldados em missões de longa distância durante guerras.

Leia também:
Robô-lagartixa é capaz de escalar paredes
Americanos criam robô-lagartixa
Agilidade das lagartas é reproduzida em novo robô de resgate
Robô chinês monitora desmatamento na floresta

"Queremos tirá-la da esteira e colocá-la em campo assim que possível", disse o diretor-cientista de robótica da Boston Dynamics, Alfred Rizzi, em um comunicado.

Design animal
Os movimentos do robô foram baseados em movimentos de animais velozes como o guepardo. A máquina é projetada para flexionar e estender suas costas para aumentar o alcance de seus passos.

A versão atual do guepardo mecânico é dependente de uma bomba hidráulica externa, que requer um cientista segurando um tubo para que ele não atrapalhe a corrida. No entanto, os pesquisadores dizem que um protótipo que corre sem o auxílio da bomba deve sair do papel ainda neste ano.

O projeto, que começou em fevereiro de 2011, pretende criar um robô que consiga "ziguezaguear para perseguir e fugir" e que possa fazer uma parada abrupta.

A empresa já criou outros modelos baseados em animais, como o BigDog (Cachorro Grande, em tradução livre), que recicla energia entre um passo e o seguinte, e o Rise, similar a um lagarto, que consegue subir em paredes, árvores e cercas usando pequenas garras em seus pés e uma cauda para ter equilíbrio.

    Leia tudo sobre: tecnologiarobô

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG