Vídeo: Expedição descobre segredos da fauna marinha

Expedição científica internacional quer descobrir como os oceanos produzem metade do oxigêncio do planeta

A embarcação da expedição científica internacional Tara Oceans chegou à Argentina para continuar no Atlântico Sul um ambicioso projeto de estudo dos microorganismos marítimos em todos os oceanos.

A expedição , que partiu do porto Lorient (França) no 5 de setembro de 2009, se propõe a percorrer 150 mil quilômetros pelos mares de 50 países.

O objetivo é estudar os sistemas tectônicos, um complexo e desconhecido ecossistema que permite que os oceanos produzam a metade do oxigênio da Terra.

O projeto conta com a participação de mais de 100 cientistas e foi financiado pelo governo francês, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e por numerosos laboratórios e instituições privadas da Europa e Estados Unidos.

O navio, que atracou no domingo no porto de Buenos Aires, conta com um laboratório flutuante com as últimas tecnologias e, no primeiro ano de expedição, percorreu o Mediterrâneo, o Mar Vermelho, a Mar de Arábia e o Oceano Índico até África do Sul.

Este percurso permitiu aos cientistas recolher milhares de amostras de microorganismos marítimos cujas análises preliminares determinaram que 90% de seus genes são desconhecidos, explicou um dos capitães do navio, o francês Olivier Marien.

A cientista chefe, a americana Nicole Poulton, assegura que, embora os resultados completos das análises não estejam disponíveis antes de 10 ou 15 anos, descobriram um grande número de novas espécies de vírus e uma nova espécie, um "elo perdido" dos metazoários.

Leia tudo sobre: oceanografiaexpediçãofauna marinha