Veja imagens do eclipse lunar total

Fenômeno teve longa duração e fez com que a lua aparecesse avermelhada em várias partes do mundo, inclusive no Brasil

iG São Paulo |

Na noite desta quarta-feira (15), a lua apareceu já eclipsada no céu brasileiro. O eclipse total do corpo celeste pôde ser observado por cerca de uma hora e quarenta no Brasil, a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. O fenômeno pôde ser visto em várias partes do mundo, tendo melhor visualização na Ásia, Austrália e América do Sul. Foi possível, inclusive, acompanhá-lo em tempo real por um streaming do Youtube promovido pelo Google. Veja a galeria:

Mais cedo que no Brasil, o observatório de Sydney, na Austrália, informou que o eclipse começou às 3h25 da quinta-feira (14h25 de quarta-feira no horário de Brasília) e pode ser visto por mais de uma hora e 35 minutos. Em vários locais, a Lua apareceu avermelhada, por conta das cinzas do vulcão chileno Puyehue na atmosfera. Foi o mais longo eclipse lunar desde 2000.

O eclipse lunar total acontece quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. A passagem da lua pela sombra da Terra durou 5 horas e meia.

Veja vídeo com imagens do eclipse em São Paulo

Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG:  Veja imagens do eclipse lunar em SP

Veja vídeo com imagens captadas na Espanha

Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV i:  Veja imagens do eclipse total da lua na Espanha

    Leia tudo sobre: eclipseespaçoluaeclipse lunar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG