Tripulação se despede do "velho amigo" Atlantis

Astronauta admite ter se emocionado durante a missão final

Reuters |

Reuters
Tripulação da missão final do Atlantis posa em frente ao ônibus espacial
A tripulação do Atlantis se despediu com emoção da era dos ônibus espaciais , na quinta-feira, misturando o orgulho por ter participado da última missão, e a tristeza pelo fim dessa empreitada de 30 anos.

O Atlantis pousou de madrugada na Flórida após uma missão de 13 dias para entregar suprimentos na Estação Espacial Internacional. Foi o 135o e último voo dos ônibus espaciais da Nasa.

"Não vou dizer que vocês vão ver pilotos de caças chorando ou algo assim", disse o piloto Doug Hurley à Reuters ainda antes do lançamento. "Mas não haverá câmeras, então pode acontecer."

Depois do pouso, Hurley, de 44 anos, admitiu aos repórteres: "Cada um de nós engasgou em momentos diferentes durante a missão."

Depois do acidente de 2003 com o ônibus Columbia, que matou sete astronautas, os EUA decidiram encerrar o programa de ônibus espaciais quando a Estação Espacial Internacional estivesse concluída, o que ocorreu neste ano.

"Cada veículo tem sua vida", disse a astronauta Sandy Magnus. "Sabíamos há bastante tempo que os ônibus seriam aposentados. Sabendo que esse é o plano normal, a gente quer celebrar o ônibus. Quer reconhecer todo o trabalho árduo que as pessoas fizeram durante 30 anos, porque isso é parte importante do nosso país."

"É difícil dizer adeus", acrescentou. "É como dizer adeus a um velho amigo."

Veja as imagens que marcaram a missão final do Atlantis:

    Leia tudo sobre: MUNDOCIENCIAONIBUSDESPEDIDA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG