Tripulação de Atlantis despede-se da estação espacial

Ônibus espacial prepara seu retorno à Terra

EFE |

Os astronautas da nave espacial Atlantis se despediram hoje da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) antes de fechar as comportas de ambas as naves para seu desacoplamento.

Depois de sete dias de trabalho conjunto, o Atlantis começará seu retorno à Terra. Durante a estadia foram feitas três caminhadas espaciais, um novo módulo foi instalado e seis baterias foram substituídas. O retorno definitivo ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida (EUA), está previsto para a próxima quarta-feira se a meteorologia assim permitir.

Quando a nave estiver em segurança longe do complexo, terá início a manobra de voo para deixar a estação, que orbita a 27.000 km/h a 400 quilômetros da Terra.

Esta foi a 32ª missão espacial do Atlantis e a 132ª realizada das naves desde o início do serviço em abril de 1981. Neste ano, a agência espacial dos EUA (Nasa) vai retirar as três naves com os quais abasteceu a ISS - o Atlantis, o Discovery e o Endeavour -, que serão substituídas em 2015 por naves Orion, com maior capacidade de carga. Enquanto isso, as naves russas Soyuz ficarão encarregadas de levar suprimento e substituir os tripulantes da ISS.

    Leia tudo sobre: ônibus espaciaisNasaEstação Espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG