Estudo mostrou que hormônio masculino torna pessoas menos cooperativas

O hormônio masculino testosterona, que está ligado a alguns comportamentos agressivos, pode induzir atitudes egocêntricas, concluiu uma pesquisa britânica publicada nesta quarta-feira.

Pesquisadores do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging da University College, em Londres, descobriram - paradoxalmente fazendo testes em mulheres - que este hormônio pode "tornar a pessoa menos cooperativa e mais egocêntrica".

A testosterona é secretada pelas mulheres, mas em uma dose muito menor do que pelos homens. Foi para evitar a interferência da secreção natural que este estudo foi realizado em mulheres e não em homens.

Leia mais:
Estudo diz que homens de dedos anulares longos são mais atraentes
Lágrimas femininas diminuem excitação masculina, diz estudo
Golfinhos machos usam violência para aliviar frustrações

O grau de cooperação foi testado em dois grupos de mulheres que receberam doses alternadas de testosterona e placebo.

Ao responderem um questionário-teste, as mulheres tinham que cooperar umas com as outras para encontrar uma resposta comum, em caso de desacordo.

Com isso, os pesquisadores descobriram que quando as doses de testosterona foram administradas a "cooperação foi significativamente reduzida".

"Altas doses de testosterona foram acompanhadas por um comportamento egoísta", segundo um comunicado divulgado por ocasião da publicação do estudo na revista britânica Proceedings of the Royal Society B.

Quando uma decisão precisa ser tomada em grupo, é necessário distinguir a cooperação e o interesse próprio: cooperação demais pode até não dar certo, mas ao ser muito egocêntrico, é provável irá ignorar a opinião de uma outra pessoa mais esclarecida, explicou o Dr. Nick Wright, que conduziu o estudo.

"Nosso comportamento parece ser moldados pelos hormônios", ressaltou Dr Wright. Já sabíamos que um hormônio, a ocitocina, podia tornar a pessoa mais cooperativa.

Com esta experiência, "provamos que a testosterona também afeta nossas decisões e nos torna mais egocêntricos". Na maior parte do tempo, isso não impede que encontremos a melhor solução, mas, "às vezes, a testosterona pode fazer com que ignoremos o ponto de vista dos outros", ressaltou Wright.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.