Táxi espacial apoiado pela Nasa fará voo-teste em 2012

Projeto está sendo desenvolvido por empresa privada com o apoio do governo americano

Reuters |

Um táxi espacial de sete lugares para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional fará um voo-teste de alta altitude em meados de 2012 com o apoio da Nasa, disseram autoridades na terça-feira.

O avião espacial da empresa Sierra Nevada "Dream Chaser", que se assemelha a uma nave espacial em miniatura, é um dos quatro táxis espaciais em desenvolvimento pelo setor privado com o apoio do governo dos Estados Unidos.

Leia mais:
Nasa faz acordo com empresa para lançar foguete tripulado
Empresas privadas disputam prêmio para chegar à Lua
Com fim dos ônibus espaciais dos EUA, Rússia lidera corrida

No voo-teste não-tripulado, ele será levado até o céu pelo porta-aviões WhiteKnightTwo.

O voo de teste foi adicionado ao programa após a Sierra Nevada receber 25,6 milhões de dólares adicionais para seu atual contrato de 80 milhões de dólares com a Nasa.

O teste ocorrerá a partir da base Edwards da Força Aérea no deserto californiano de Mojave, ou da White Sands Missile Range, no Novo México, afirmou Ed Mango, gerente do Programa da Nasa para Tripulação Comercial, em uma reunião no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Nasa agora é dependente da Rússia para levar astronautas à estação espacial, ao custo de mais de 50 milhões de dólares por pessoa.

A agência espera entregar os serviços de transporte de tripulação a uma ou mais empresas comerciais antes do fim de 2016, disse Mango.

    Leia tudo sobre: espaçonasaiss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG