SpaceX propõe foguete reutilizável para colonizar Marte

Companhia americana garante que economia de custos com sua nave viabilizaria viagens ao planeta vermelho

AFP |

AFP
Elon Musk, dono da Space X, com o modelo de seu foguete Falcon: planos para Marte
A companhia americana SpaceX trabalha no primeiro foguete reutilizável para lançá-lo ao espaço visando, algum dia, ajudar na colonização do planeta Marte, disse seu fundador, Elon Musk.

O veículo seria uma versão reutilizável do foguete Falcon 9 que a SpaceX empregou para levar a cápsula espacial Dragon à órbita da Terra no ano passado. Sua primeira viagem com carga à Estação Espacial Internacional (ISS) está prevista para janeiro.

A reutilização do foguete poupará dezenas de milhões de dólares e facilitará as viagens ao espaço por diversão e até a colonização de outros planetas, concretamente Marte, declarou Musk ao National Press Club.

Leia também:
Empresa americana anuncia projeto do maior foguete do mundo

Space X vai lançar cápsula ao espaço em novembro
Vídeo: empresas particulares iniciam 'nova era espacial'

"Um sistema rápido e reutilizável é imprescindível para que a vida se torne multiplanetária, para se estabelecer vida em Marte. Se os aviões não fossem reutilizáveis, muito pouca gente poderia voar".

Atualmente, um foguete Falcon custa entre 50 e 60 milhões de dólares e seu lançamento, incluindo combustível e oxigênio, exige até 200 mil dólares. E tudo é perdido com a reentrada na atmosfera da Terra.

Com a reutilização dos foguetes, haverá uma substancial redução de custos, garantiu Musk, um empresário da Internet que fundou o PayPal e utilizou o dinheiro ganho na Web para criar a companhia de carros elétricos Tesla Motors e a SpaceX.

    Leia tudo sobre: voo espacial privadospace xnasaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG