Soyuz parte para a ISS com homenagem a 50 anos do voo de Gagarin

Cápsula TMA-21 foi batizada "Gagarin" e enfeitada com retrato do primeiro astronauta. Voo histórico faz 50 anos na próxima semana

iG São Paulo |

AP
Astronautas posam diante do retrato de Yuri Gagarin, antes do lançamento da Soyuz
Numa rara homenagem prestada pelo programa espacial russo – cujas missões costumam ser austeras, e cujas naves só são adornadas com nome e número – a Soyuz TMA-21 que partiu na noite desta segunda-feira (manhã de terça, pelo horário de Moscou) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo ostenta, na fuselagem, um retrato de Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a visitar o espaço.

A ocasião é especial: o lançamento da TMA-21 acontece exatamente uma semana antes do aniversário de 50 anos do feito pioneiro de Gagarin, e parte da mesma base de onde a nave Vostok-1 foi lançada ao espaço em 1691. Gagarin completou uma órbita ao redor da Terra, e sua missão causou o acirramento da corrida espacial entre EUA e a então União Soviética, que culminaria com a chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua, em 1969.

A rivalidade aguçada por Gagarin, hoje, parece coisa do passado: os dois cosmonautas russos da tripulação da TMA-21 diziam, dois dias antes do lançamento, que contavam com a experiência do colega americano, Ron Garan. Com um currículo de 13 dias a bordo da ISS, Garan é o veterano da tripulação. Os russos Andrei Borisenko e Alexander Samokutyayev estão estreando no espaço.

A cápsula Soyuz TMA-21 foi batizada “Gagarin”, e seus tripulantes visitaram cabine onde o primeiro astronauta da história passou sua última noite antes de ir ao espaço. Garan disse ter tido “calafrios” ao visitar o aposento, onde a mobília e os pertences de Gagarin continuam exatamente como estavam há 50 anos. A peregrinação ao local é uma tradição entre os astronautas na Rússia.

(com informações da AP)

    Leia tudo sobre: astronautagagarinsoyuzestação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG