Sonda tira fotos de cometa no ¿Dia dos Namorados¿

A Stardust-NExT fez imagens que permitirão aos cientistas estudar o Tempel 1 em diferentes momentos de sua vida

iG São Paulo |

NASA/JPL-Caltech/Cornell
A Stardust-NExT passou a cerca de 200 quilômetros do Tempel 1 e fez 72 imagens em alta resolução do cometa
Nesta madrugada, a 338 milhões de quilômetros da Terra, a sonda espacial Stardust-NExT fotografou com sucesso o cometa Tempel 1. O encontro ocorreu na data em que se comemora o Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

A Stardust-NExT passou a cerca de 200 quilômetros do Tempel 1 e fez 72 imagens em alta resolução dele. Elas permitirão aos cientistas analisar o que ocorreu com o cometa desde que ele teve um encontro nada romântico com a sonda Deep Impact em 2005. Nele, a Deep Impact arremessou uma bola de cobre sobre o Tempel 1, levantando uma nuvem de detritos e poeira e fazendo uma cratera nele. A poeira levantada foi tanta que a sonda não conseguiu tirar fotos da sua ação embora tenha conseguido imagens de outras partes do cometa. Foi a primeira vez na história que um cometa recebeu a visita de duas sondas espaciais diferentes.

Os cientistas tem grande interesse no estudo de cometas pois eles podem dar dicas de como o sol e os planetas se formaram. Com seus corpos feitos de gelo e poeira, eles são restos da criação do sistema solar que ocorreu há 4,5 bilhões de anos.

Com a forma de uma batata, do tamanho da ilha de Mannhatan, em Nova York, o Tempel 1 não é o primeiro “amor” da Stardust-NExT. Em 2004, a sonda já havia passado pela cometa Wild 2, coletado partículas dele, colocado em uma cápsula e enviado à Terra. Como tinha bastante combustível ainda após o encontro, a Nasa decidiu colocar a Stardust-NExT em rota de encontro com o Tempel 1 para uma nova missão. Com as imagens coletadas hoje, a Stardust-NExT completa sua derradeira missão após 12 anos em operação.

Nas próximas horas, a sonda fará a transmissão das imagens. A primeira delas deve chegar à Terra por volta de 6 horas (horário de Brasília).

*Com informações da AP

    Leia tudo sobre: sonda espacialStardust-NExTcometaTempel 1imagens

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG